Paulo Caxa Pede Contratação de Fonoaudiólogo para Município de Sete Quedas.

Paulo Caxa, presidente da Câmara, solicitou através da indicação 001/2019 à contratação de um profissional de fonoaudiologia para atuar na rede municipal de ensino e na saúde em Sete Quedas.

A referida indicação foi lida e aprovada pelos demais vereadores, que entenderam a necessidade da contratação. Segundo o Paulo Caxa, é de extrema necessidade, conforme o pronunciamento do vereador, o serviço a ser implantado na rotina escolar visa à prevenção no que se refere à área de comunicação escrita e oral, voz e audição, contudo fará acompanhamento aos estudantes e, consequentemente, evitando a descoberta tardia de algumas doenças relacionadas à fonoaudiologia.

“É fato que as alterações relacionadas  a audição,  linguagem oral e escrita fala, motricidade  e voz interferem no processo de ensino e aprendizagem bem como as condições de interlocução comunicativa, por esta razão, entendemos ser fundamental a contratação  deste profissional .

Para a saúde,  na qual o  profissional fonoaudiologia pode auxiliar bebês recém-nascidos que necessitam passar por exames clínicos para diagnósticos precoces e assim, estimular os pequenos na alimentação por via oral “Quando se trata de recém-nascido” o cuidado deve ser redobrado e o acompanhamento do fonoaudiólogo é muito importante nesta fase, os bebês que precisam da ajuda do fonoaudiólogo são aqueles que não têm a devida coordenação para a sucção, deglutição e respiração; aí que entram estes profissionais com o estímulo à alimentação, ao contato mãe bebê, ao desenvolvimento da linguagem e da audição, entre outros trabalhos voltados para a promoção da saúde de crianças recém-nascidas, onde trabalho do fonoaudiólogo visa  sobretudo prevenir, habilitar ou reabilitar estas funções.